Agência Minas Gerais | Governador celebra 95 anos do Mercado Central de Belo Horizonte, vitrine de Minas para o mundo
O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (28/8), da Feijoada dos Amigos do Mercado Central de Belo Horizonte, evento que marca o início das comemorações de 95 anos de história de um dos maiores pontos turísticos e gastronômicos da capital mineira, comemorado oficialmente no dia 7/9.
Na oportunidade o chefe do Executivo estadual parabenizou a diretoria e os comerciantes do mercado pela data e destacou a importância do local para o turismo e cultura de Minas Gerais.
“Quero dar meus parabéns à diretoria e a todos os comerciantes do Mercado Central. Sempre digo que não há nada aqui em Belo Horizonte que signifique tanta mineiridade, que tem tantos produtos feitos por mineiros como o Mercado Central”, disse.
“Temos dado todo o apoio a quem produz os produtos daqui: o queijo a cachaça, o café. Quero que Minas tenha no Mercado Central essa grande vitrine que atrai milhares de turistas”, concluiu Romeu Zema.
Mercado Central
O Mercado Central de Belo Horizonte nasceu em setembro de 1929, com a junção das feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária.
Originalmente, o espaço de comércio era formado por barracas de madeira que se enfileiravam para a venda de alimentos na cidade, essencialmente frutas, legumes, verduras, grãos e carnes.
Atualmente, o mercado conta com mais de 400 lojas e recebe aproximadamente 1,3 milhão de visitantes por mês. Ele é um dos principais pontos turísticos da capital mineira e foi eleito o terceiro melhor mercado do mundo pela Revista TAM nas Nuvens.