4 de dezembro de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

GCM define ações preventivas de segurança para festas de fim de ano em Sorocaba – Agência de Notícias



2 de dezembro de 2024

18:30

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

Foto: Arquivo/Secom

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), definiu uma série de ações preventivas especiais a serem implementadas na cidade, devido à proximidade dos períodos de Natal e Réveillon. O objetivo é, já a partir desta segunda-feira (2), melhorar a sensação de segurança da população, sobretudo na região central da cidade, inclusive com o uso de efetivo reforçado da Corporação.

A GCM vai operar com equipes em base móvel na Praça Coronel Fernando Prestes e em viatura estacionada na Rodoviária, incluindo patrulhamento frequente pelos terminais de ônibus. Nos fins de semana, também serão ampliadas as rondas nos arredores do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Ainda na região central haverá patrulhamento preventivo com motocicletas, assim como atuação permanente das equipes do programa “HumanizAção”, principalmente em decorrência das festividades do “Natal Iluminado 2024”, iniciativa em parceria entre a Prefeitura e a Associação Comercial de Sorocaba e cujo lançamento ocorre a partir das 18h de sexta-feira (6), na Praça Central.

A Sesu, por meio da GCM, vai atuar em apoio à Polícia Militar, que também mantém um cronograma de ações preventivas e integradas para este fim de ano, incluindo bloqueios e patrulhamentos em cruzamentos e pontos estratégicos no Centro e nos bairros, bem como ações de saturação, para inibir eventos irregulares e outras ocorrências.

“O esquema especial foi desenvolvido voltado à integração entre as corporações, para um melhor aproveitamento dos efetivos, a fim de evitar ocorrências e proporcionar ambiente seguro para os sorocabanos”, aponta o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.

O Poder Público Municipal conta, ainda, com o reforço das equipes da Operação Delegada, aproveitando o efetivo de policiais militares que, nos horários livres de escala de trabalho, atuam como agentes do serviço público municipal.

Em caso de emergência, as forças polícias poder ser acionadas pelos telefones: 153 (GCM), 190 (PM) 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil). Os contatos podem ser usados ainda para que a população contribua com as autoridades, em caso de suspeita de irregularidades, denúncias e informações que contribuam para a melhoria da segurança pública.