A Prefeitura do Rio iluminou de vermelho alguns dos principais monumentos da cidade para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A cor é uma referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo. A iluminação conta com apoio da Rioluz.
A Passarela da Rocinha e os Arcos da Lapa seguem iluminados até o dia 12 deste mês. O Museu de Arte do Rio (MAR), a Câmara dos Vereadores e o Cristo Redentor foram iluminados no último domingo, Dia Mundial de Luta contra a Aids.
A data destaca a importância da informação, das pesquisas científicas e da prevenção ao HIV, além do enfrentamento ao preconceito e ao tabu que ainda existem em torno da doença.
– A iluminação de monumentos em diversas capitais do mundo é um símbolo de solidariedade a todas as pessoas vivendo com HIV e também uma homenagem àqueles que se foram. Nossas ações têm como objetivo prestar solidariedade às pessoas vivendo com HIV e alertar sobre a importância da testagem. É possível se tratar, mas é preciso começar pela testagem. Quem testa, tem oportunidades de se tratar. Nosso objetivo é alertar sobre os riscos da doença e a importância da sua prevenção – afirma Carlos Tufvesson, coordenador de Diversidade Sexual.
A ação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas neste mês pela Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS-Rio), órgão ligado à Casa Civil, e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para celebrar a data.
Categoria: