24 de dezembro de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Campo Grande firma Acordo de Irmandade com Sanya, na China, para impulsionar desenvolvimento econômico e cultural – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande firmou nesta segunda-feira (23), um Acordo de Irmandade e Cooperação com a cidade de Sanya, localizada na Província de Hainan, na China. A assinatura, formalizada pela prefeita Adriane Lopes, marca o início de uma parceria estratégica que visa fomentar o desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico, alinhada ao potencial da Rota Bioceânica.

De acordo com a prefeita Adriane Lopes, o acordo assinado em conjunto com o prefeito de Sanya, Chen Xi, é um marco no fortalecimento dos laços de cooperação entre os habitantes e atores econômicos das duas cidades. “É um grande prazer firmar este Acordo de Irmandade com Sanya, que abriga o Porto Livre de Hainan. Este é mais um passo no fortalecimento das relações internacionais de Campo Grande, ampliando o intercâmbio cultural, turístico e de negócios. A Prefeitura trabalhou arduamente para projetar a cidade como protagonista da Rota Bioceânica, consolidando Campo Grande como um polo estratégico para negócios entre a América do Sul, Ásia, Europa e América Central”, destacou a prefeita.

Hainan, considerada uma zona econômica especial da China, tem se destacado como um importante centro de desenvolvimento econômico, com a construção do Porto Livre de Hainan, iniciado em 2018. Situado no extremo sul do país, o porto desempenha um papel crucial na integração econômica da China com o mercado global, além de fomentar parcerias com diversos países.

A previsão do governo chinês é que o Porto Livre entre em plena operação em 2025 e, até 2050, se consolide como a maior zona econômica da China, integrando-se ainda mais à economia mundial. Campo Grande, por sua localização estratégica e crescente relevância no contexto da Rota Bioceânica, está bem posicionada para aproveitar as oportunidades criadas por essa nova dinâmica. Além disso, a cidade poderá aproveitar os benefícios gerados por iniciativas como a “Nova Rota da Seda”.

Campo Grande como polo de negócios e turismo

Como presidente do Comitê Gestor dos Municípios que integram a Rota Bioceânica, a prefeita Adriane Lopes reforçou o compromisso de projetar Campo Grande como um hub de negócios e um destino estratégico no Mercosul. “Nosso maior desafio é posicionar Campo Grande, mostrar seu potencial e implementar ações que tragam resultados diretos para a população. Este acordo com Sanya é uma grande oportunidade para promover o turismo, a cultura e a economia da nossa cidade, tornando-a referência na região”, afirmou.

Entre os principais objetivos do acordo estão o fortalecimento dos laços de cooperação e ajuda mútua entre as comunidades e agentes econômicos das duas cidades. Além disso, a parceria busca fomentar o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural por meio de ações conjuntas nas esferas pública e privada.

O Acordo de Irmandade entre Campo Grande e Sanya estabelece uma série de ações estratégicas, incluindo:

  • Intercâmbio cultural e educacional: Organização de cursos de idiomas, estudos conjuntos entre universidades e centros de pesquisa, e troca de experiências culturais.
  • Promoção de negócios: Participação em feiras e eventos nacionais e internacionais para estimular o comércio e o investimento entre as cidades.
  • Integração produtiva e logística: Criação de uma rede empresarial para fortalecer os fluxos de comércio e investimento.
  • Turismo: Promoção de feiras, exposições e eventos para atrair visitantes e explorar as potencialidades turísticas das cidades.

O acordo prevê ainda, que cada cidade será responsável pelos custos das ações que desenvolver, sem gerar obrigações orçamentárias mútuas. As atividades serão regulamentadas de acordo com as legislações locais e contarão com o apoio técnico de órgãos competentes e da iniciativa privada.

Para garantir a eficácia do acordo, será elaborado anualmente um Plano de Trabalho, com ações específicas a serem implementadas pelas partes.

Com o Chile já estabelecendo um escritório internacional em Campo Grande e a cidade consolidando-se como um importante centro econômico, as perspectivas para o futuro são promissoras. A parceria com Sanya é mais um passo na construção de uma Campo Grande integrada ao comércio global, reforçando seu papel como polo de desenvolvimento e inovação no Mercosul.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra a prefeita Adriane Lopes assinando o documento.