A RioLuz intensificou as ações de manutenção, prevenção e monitoramento da iluminação pública da cidade para a virada de ano novo do Rio, uma das maiores celebrações a céu aberto do mundo. O objetivo é garantir segurança, visibilidade e conforto para cariocas e turistas que circulam pelas orlas, acessos aos palcos e principais áreas de concentração durante a virada do ano.
Entre as principais medidas, a companhia realizou manutenção preventiva em mais de dez mil pontos de luz ao longo das orlas da cidade, além do reforço da iluminação nos acessos às estações de metrô, vias de grande fluxo e nos palcos espalhados por diferentes regiões do Rio. A operação também conta com a instalação de 13 novas câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Operações e Resiliência (COR), com capacidade de zoom de até 15 vezes, ampliando o alcance da vigilância e permitindo respostas mais rápidas a qualquer interferência.
As ações de manutenção preventiva e revisão dos comandos de energia foram intensificadas ao longo de todo o litoral, da Praia do Leme ao Pontal, incluindo ainda as orlas da Praia da Bica, Guaratiba e Sepetiba, além do Piscinão de Ramos, que receberam reforço operacional e inspeções completas de funcionamento.
Como parte da operação especial de Réveillon, a RioLuz também realizou vistorias técnicas em escadas rolantes e elevadores localizados em áreas estratégicas, garantindo acessibilidade e segurança ao público. Durante toda a noite da virada, equipes técnicas permanecerão de plantão em pontos estratégicos da cidade, preparadas para atendimento imediato em caso de qualquer ocorrência.
Segundo o presidente da RioLuz, Rafael Thompson, o trabalho antecipado é fundamental para assegurar o pleno funcionamento dos sistemas durante um dos períodos de maior demanda do ano.
– Estamos ampliando o monitoramento, modernizando trechos estratégicos e fortalecendo nossas equipes de prontidão para responder com agilidade. Nosso foco é garantir segurança, visibilidade e bem-estar para quem ocupa os espaços públicos na maior celebração do ano -, afirma.
Categoria: