10 de fevereiro de 2026

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Prefeitura de Sorocaba realiza treinamento para preenchimento do IEG-M 2026 – Agência de Notícias



9 de fevereiro de 2026

14:51

Por: Luís Gustavo Adabro

A Prefeitura de Sorocaba promoveu, na manhã de quarta-feira (4), o treinamento voltado aos servidores e gestores responsáveis pelo preenchimento do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) 2026, referente ao ano-base 2025. A atividade aconteceu no Salão de Vidro do Paço Municipal, localizado no bairro Alto da Boa Vista.

O evento foi conduzido pelo supervisor de Projetos de TI da Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), Willian Moreira Finamore; com apoio da chefe da Seção de Sistemas, Adriana Machado Cicuto; e do analista de sistemas Denis de Carvalho Silva, representando a equipe do projeto.

Durante o treinamento, os participantes foram orientados sobre a importância do IEG-M para a gestão municipal, com exemplos práticos de como os órgãos de controle utilizam o índice na avaliação das contas públicas. Também foi apresentada a evolução do sistema utilizado para a coleta de dados: do antigo Sistema de Auditoria Interna (SAI) para o atual Sistema de Gestão Interna (SGI), que proporciona melhorias em segurança e fluidez no preenchimento.

“A equipe da Seção de Sistemas tem aprimorado o sistema a cada ano para entregar mais rápido e com mais qualidade as informações para o IEG-M”, destacou a chefe da Seção de Sistemas, Adriana Cicuto.

Willian Finamore ressaltou que o IEG-M é uma ferramenta estratégica também para o aperfeiçoamento dos processos internos da CGTI. “Consideramos o IEG-M uma ferramenta importante para aprimoramento dos nossos próprios processos internos. Tanto que conseguimos alcançar a nota máxima na dimensão i-Gov TI com as ações desenvolvidas durante o ano de 2024, avaliadas em 2025”, comemorou.

O IEG-M é um instrumento de avaliação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) que mede a efetividade da gestão das prefeituras paulistas em diversas áreas, como planejamento, educação, saúde, meio ambiente e governança de TI.