12 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Clube Ecológico “Roda Viva” tem programação especial para celebrar o Dia do Pau-Brasil no Parque da Biquinha – Agência de Notícias

2 min read

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, nesta terça-feira (7), o encontro do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, no Parque da Biquinha, com uma programação especial para celebrar o Dia do Pau-Brasil (3 de maio). Além de um bate-papo sobre o tema, o grupo plantou duas mudas da espécie em frente ao espaço ecológico.

Criado há mais de 12 anos, o projeto de Educação Ambiental da Sema tem como objetivo oferecer um lazer educativo em contato com a natureza para a terceira idade, estimulando o cuidado com o meio ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes.

A programação contou com a presença da chefe de Seção de Apoio Operacional da Sema, Regyla Larisa Cabral Mendonça, que falou com os idosos sobre o pau-brasil, árvore símbolo nacional, além de apresentar características e curiosidades da espécie arbórea, que está ameaçada de extinção.

Na ocasião, Regyla também abordou sobre a importância da arborização urbana, a questão das mudanças climáticas, quais são as espécies adequadas para o plantio em calçadas e, ainda, tirou dúvidas sobre poda de árvores.

Também conhecido como Ibirapitanga, Ibirapiranga, Ibirapita, Muirapiranga, Orabutã, Brasileto, Pau-rosado e Pau-de-Pernambuco, o Pau-Brasil é uma árvore que tem o tronco recoberto de espinhos, em tons de cinza ou vermelho, e o centro avermelhado.

A espécie pode atingir até 30 metros de altura, com diâmetro do tronco chegando a 1,5 metro. Sua floração ocorre no final do mês de setembro até meados de outubro. Já, entre novembro a janeiro, acontece a maturação dos frutos.

O Dia do Pau-Brasil faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

 

Sobre o Clube Ecológico

Os encontros do “Roda Viva” ocorrem, semanalmente, às terças-feiras, das 9h às 11h30, no Parque da Biquinha. A cada semana, a Sema prepara atividades variadas adequadas ao público-alvo, como oficinas de arte e artesanato, cultivo de canteiros e hortas, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, música, dança circular, entre outras.

As vagas são limitadas e, por isso, adultos acima de 60 anos interessados deverão se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997 ou, pessoalmente, na próxima terça-feira (19), no Parque da Biquinha, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA