24 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Agência Minas Gerais | Governo de Minas participa de seminário que analisa combate à desertificação no Brasil

2 min read

O Governo de Minas esteve no Seminário Estadual do Programa Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação aos Efeitos da Seca (PAB Brasil), realizado durante dois dias em Montes Claros, no Norte do estado. O encontro buscou analisar e debater políticas de combate à desertificação e convivência com a seca na região, e o Executivo estadual foi representado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

O primeiro dia de encontro contou com a apresentação do histórico da implementação do Plano de Ação Brasileiro, elaborado em 2004, além de uma contextualização da situação ambiental em Minas Gerais, com apresentação de políticas e programas em desenvolvimento pelo poder público estadual. Poder público e sociedade civil organizada também tiveram a oportunidade de citar as lições aprendidas no que diz respeito à recuperação ambiental e produtiva, além dos canais e oportunidades de comercialização dos produtos da sociobiodiversidade do cerrado e da caatinga.

Diálogo

Ao todo, 80 pessoas entre sociedade civil, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, além de membros da iniciativa privada e do poder público de todas as esferas participaram do encontro, finalizado nesta quinta-feira (9/5). Pelo Sisema, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) é o ponto focal para interlocução junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para assuntos ligados ao combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca.

“Esse é um momento muito propício para gerar sinergia entre as diversas ações em desenvolvimento no estado e para construção do Plano de Ação Brasileiro que contemple as especificidades de Minas Gerais”, afirma a analista ambiental do IEF, Janaina Mendonça Pereira.

O seminário é o nono de dez encontros estaduais previstos no PAB Brasil. Em cada reunião, os povos de determinadas regiões são ouvidos e possíveis soluções para combater a seca no país são debatidas. Ao final dos seminários, as propostas são reunidas em um documento final e único, que reúne medidas previstas para os próximos 20 anos.

O Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca tem intuito de propor e planejar ações estratégicas concretas de curto, médio e longo prazos para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas e prevenir e reverter os quadros de degradação da terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA