23 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Saúde e Educação promovem a Semana de Saúde Bucal em escolas municipais – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

2 min read

A Semana da Saúde Bucal acontece em 67 escolas municipais – Divulgação

A Semana de Saúde Bucal vai até esta sexta-feira (10/5)  nas escolas da rede municipal de ensino. O Dia D aconteceu nesta quarta-feira (8/5), em 67 escolas de todas as regiões da cidade, que receberam ações de promoção à saúde bucal desenvolvidas pelas unidades de Atenção Primária à Saúde (clínicas da família e centros municipais de saúde). A campanha é promovida pelo Programa Saúde na Escola Carioca (PSE Carioca), uma parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME).

O plano de ação para a Semana de Saúde Bucal foi programado de acordo com as necessidades de cada território, em articulação feita entre as escolas e a equipe de saúde bucal da unidade de saúde de cada região. Entre as atividades promovidas estão escovação supervisionada, TRA (tratamento restaurador atraumático), conforme indicação clínica), aplicação de flúor, instruções de higiene oral e palestras educativas sobre hábitos saudáveis, onde pais e responsáveis também podem participar.

– Cuidar da saúde bucal dos nossos alunos é essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida deles. A gente sabe que nem todos têm acesso fácil e regular ao dentista, então levar as equipes às escolas é fundamental para manter uma boa higiene bucal e ensinar hábitos saudáveis para prevenir problemas dentários e contribuir para uma saúde geral melhor – disse o subsecretário de Articulação e Integração da Rede (SUBAIR), Hugo Nepomuceno.

O principal objetivo é intensificar a promoção à saúde a partir de hábitos bucais saudáveis e, principalmente, o TRA, um dos indicadores da saúde bucal. Além disso, se for observado que um aluno necessite de maiores cuidados, ele pode ser encaminhado para a sua unidade de referência (clínicas da família e centros municipais de saúde), para atenção pela equipe de saúde bucal.

– A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, uma vez que os estudantes adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades para a vida. É o espaço ideal para refletir sobre a formação de hábitos saudáveis e de resolução pacífica de conflitos, considerando as relações interpessoais – explicou a coordenadora de saúde bucal da SMS, Patrícia Heras Viñas.

O PSE Carioca é uma iniciativa intersetorial realizada pelas secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social, com o objetivo de realizar atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças para a comunidade escolar (alunos, responsáveis, professores e profissionais de saúde).

Categoria:

  • 9 de maio de 2024
  • Marcações: Ação Dia D escola saúde bucal

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    NÃO PERCA