25 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Agência Minas Gerais | Política estadual leva qualidade genética ao rebanho de pequenos produtores do estado

3 min read

A pecuária bovina, tanto de leite quanto de corte, é uma das atividades agropecuárias mais tradicionais do meio rural mineiro. 

Para se tornar competitivo no setor, um dos principais caminhos é investir na melhoria da genética do rebanho, como fez o produtor Sérgio Antônio Nepomuceno, do município de Conceição das Alagoas, que adquiriu seu animal de genética superior comprovada, por meio do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética/Pró-Fêmeas).

Pequeno produtor e acostumado na lida com o gado desde criança, Sérgio Nepomuceno comprou o touro Midas, um animal Guzerá, por R$ 16 mil reais, financiados em 24 parcelas. 

O negócio foi viabilizado pelo Pró-Genética, criado com o objetivo de levar a alta genética aos pequenos e médios pecuaristas e agricultores familiares, enfatizando os benefícios da substituição dos animais com pouca eficiência produtiva e reprodutiva.

“Antes de pensar em fazer uma linhagem, tudo era dificuldade. Com poucos recursos, a gente negociava com comerciantes que não tinham nenhuma preocupação com a qualidade do rebanho. Negociávamos os preços, aproveitávamos um ou outro animal e descartávamos o restante até pela metade do preço que tínhamos comprado. Investir na compra de um animal de genética reconhecida ajudou na formação de um rebanho que me atende até hoje”, afirma o produtor. 

Atualmente, o rebanho reúne cerca de 90 animais, com produção mensal em torno de 12 mil litros de leite, entregues para uma cooperativa da região, e 10 toneladas mensais de carne, que são comercializadas para as escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O programa

Coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o programa do Governo de Minas é desenvolvido em todo o estado, em parceria com as vinculadas (Emater-MG, Epamig, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), associações de criadores, prefeituras, sindicatos de produtores rurais, cooperativas e agentes financeiros.

Produtores interessados em adquirir touros e fêmeas geneticamente superiores comparecem a feiras, leilões e shoppings chancelados pelo programa e negociam diretamente com os criadores. Em 2023, foram realizados 47 eventos com a comercialização de 1.335 animais.

“Quando uma feira do Pró-Genética/Pró-Fêmea é realizada no município, nós estamos levando animais de alto padrão para um criador que não teria condição de ter acesso de outra forma”, destaca o extensionista da Emater-MG na região de Uberaba, Cristiano Teixeira Borges.

Ele assinala ainda que a Emater-MG dá toda a assistência técnica para a melhoria da qualidade das pastagens, da silagem e na gestão da atividade. 

“Porque não basta comprar um animal de qualidade, é preciso ter suporte para que esse animal dê o resultado esperado”, complementa. 

Confira a agenda de eventos Pró-genética em maio e junho/2024

  • 17/5/2024 – Feira de Touros Pró-Genética – Taiobeiras 

     
  • 17/5/2024 – Dia de Campo e Shopping de Touros Nelore GP/Linhagem Lemgruber – Curvelo

     
  • 14/6/2024 – Feira do Pró-Genética – Machacalis

     
  • 15/6/2024 – Dia de Campo Fazenda Vitória e Shopping de Touros Nelore AI – Safira – São José da Safira
  • 26/6/2024 – Dia de Campo Estância do Novo Horizonte – Araxá

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA