25 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Maio Amarelo: abordagens a veículos em SP crescem 102% nos 4 primeiros meses do ano

3 min read

As abordagens de veículos nas vias do Estado de São Paulo cresceram mais de 102% nos quatro primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O trabalho resultou em uma redução de 57% nos casos de embriaguez ao volante, quando a dosagem de álcool fica acima de 0,34 mg por litro de ar expelido.

A ação é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) — órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) –, com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

“Estamos atuando firmemente nas duas pontas: prevenção, por meio das campanhas educativas de conscientização, e fiscalização, para coibir comportamentos criminosos. Toda vida importa – e esse é um tema que deve interessar e mobilizar todos, cada um fazendo seu papel para um trânsito seguro e pacífico”, sustenta Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.

Os órgãos estaduais de trânsito estão engajados no Maio Amarelo, movimento internacional pela vida nas ruas e estradas. Atrelado às ações de fiscalização, o Detran-SP e o Governo de SP realizaram 11 campanhas educativas e de conscientização. 

“No intervalo de doze meses, o volume de veículos fiscalizados pelo Detran-SP em ações contra alcoolemia subiu 40%. Em abril de 2023, foram 17.395 abordados, contra 24.474 no mês passado. Agora, essa semana, aproveitando o Maio Amarelo, lançamos mais uma com o mote ‘de zero a sem em um piscar de olhos’. O órgão promove iniciativas em datas de maior circulação de veículos, além de ações contínuas alertando sobre a importância da segurança na via”, complementa Aggio. 

Entre as medidas anunciadas pela autarquia paulista está o novo Infosiga, portal que reúne as estatísticas capazes de embasar e direcionar políticas públicas de segurança viária. Com investimento de R$ 9 milhões, a plataforma entra no ar nesta quinta-feira (16). Também haverá o relançamento do Observatório Estadual de Trânsito.

Outra iniciativa do órgão é uma série de atividades e medidas para ciclistas, motociclistas e pedestres, que compõem o público mais vulnerável no trânsito: cerca de 45% dos mortos em acidentes no país são condutores de motos. As ações educativas ocorrem durante todo o mês de maio em diferentes regiões do estado. 

Ações educativas acontecem durante todo o mês pelo estado, capitaneadas pelo Detran-SP em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, São José dos Campos e Presidente Prudente e pela Escola Paulista de Trânsito.

Por meio da Escola Paulista de Trânsito (EPT), o Detran-SP também está promovendo uma programação especial de palestras abertas ao público, transmitidas via portal do Detran-SP no YouTube.

O tema da campanha deste ano é “Paz no trânsito começa por você”, uma forma de lembrar que todos os usuários das vias públicas têm a responsabilidade de garantir a segurança uns dos outros, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA