23 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Agência Minas Gerais | Invest Minas participa de evento internacional de imersão digital  

3 min read

Com o objetivo de se tornar cada vez mais relevante no cenário nacional e internacional em se tratando de desburocratização do serviço público, a Invest Minas, agência de promoção de investimentos do Governo de Minas Gerais, está na Estônia, país europeu considerado o mais tecnológico do mundo, onde participa da e-Gov Conference 2024. A missão teve início em 19/5 e segue até sexta-feira (24/5), com passagem de um dia também pela Finlândia.

Com cerca de 99% dos serviços públicos realizados de forma digital, a Estônia se tornou polo mundial para soluções do tipo, não só da administração pública, como também de serviços cotidianos. 

Por isso, a missão liderada pelo gerente de Relações Institucionais e Assuntos Municipais da Invest Minas, Carlos Romualdo, objetiva conhecer e integrar-se ao avançado ecossistema de inovação estoniano.

O intuito é obter conhecimentos e práticas que possam ser implementadas em Minas Gerais para facilitar o ambiente de negócios e atrair startups. Além de Romualdo, a delegação conta com representantes do Sebrae e prefeitos vencedores do prêmio Prefeitura Empreendedora.

Para o diretor de Gestão e Novos Negócios da Invest Minas, Gustavo Garcia, a oportunidade é excelente para o Governo de Minas e uma oportunidade única de largar na frente e se tornar parceira na tecnologia utilizada pelos estonianos.

“Vamos largar na frente ao estreitar relações com a Estônia, país considerado o Vale do Silício da Europa. Poderemos explorar a tecnologia utilizada pelo governo local, além de identificar novas oportunidades de negócios e parcerias”,  afirmou Garcia.

Ele lembra ainda que o evento é o maior de governo digital do mundo, onde também será possível obter novas experiência e fazer um trabalho de networking com especialistas em Governo Digital e Transformação Digital de todo o planeta.

Agendas 

Durante os dias do e-Gov Conference 2024, a delegação da Invest Minas terá ampla agenda com visitas técnicas a startups e hubs de inovação estonianos para observar de perto as práticas e tecnologias empregadas. 

Haverá intercâmbio de informações e experiências com a realização de workshops e reuniões com diversos atores locais, entre eles a agência de promoção de investimentos, Invest In Estônia, e o departamento de governo digital e-Estonia. 

Também participarão dos eventos Latitude59 (voltado a investimentos em tecnologia) e e-Gov (voltado a digitalização governamental).

A comitiva ainda vai visitar a embaixada brasileira no país para discutir possíveis colaborações e apoios em iniciativas de inovação e tecnologia.

Importância estratégica

Esta missão é crucial para o posicionamento de Minas Gerais e do Brasil como líderes em tecnologia e inovação na América Latina, aprendendo com um dos países mais inovadores do mundo e adaptando essas lições ao contexto regional e nacional.

Com uma população de apenas 1,3 milhão de pessoas, a Estônia destaca-se no cenário global por ter desenvolvido dez unicórnios, incluindo empresas de renome como Skype, Wise, Pipedrive e Bolt. 

Este pequeno país báltico viu seu PIB crescer 23 vezes em apenas 28 anos, tornando-se um modelo de transformação digital e crescimento econômico acelerado. A imersão será encerrada na Finlândia. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA