23 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Clube de Jardinagem realiza plantio de árvores de pau-brasil e outras espécies nativas no entorno do Jardim Botânico de Sorocaba

3 min read


O Clube de Jardinagem do Jardim Botânico de Sorocaba “Irmão Villas-Bôas” realizou, na manhã desta quarta-feira (22), o plantio de 17 árvores na Rua Antônio Roque Rodrigues, uma das vias que dá acesso ao espaço público. Além de cinco mudas de pau-brasil (Paubrasilia echinata), o local ganhou outras 12 mudas de outras três espécies nativas, entre pitangas (Eugenia uniflora), quaresmeiras (Tibouchina granulosa) e eritrinas (Erytrhina sp).

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a ação, que teve origem nos encontros do Clube de Jardinagem, comemorou o Dia do Pau-Brasil (3 de maio) e também teve como objetivo proporcionar melhorias, tanto do ponto de vista paisagístico quanto ambiental, no entorno do Jardim Botânico, com a promoção da arborização urbana. Durante o planejamento das atividades para o ano, os integrantes do grupo trouxeram a proposta de plantio de árvores no entorno do Jardim Botânico, com o objetivo de trazer benefícios para a comunidade local.

Para o preparo da área, a Seção de Arborização e Gestão de Resíduos da Sema cortou o pavimento das calçadas para a implantação do espaço-árvore, forneceu as mudas, o composto orgânico e outros insumos, bem como abriu os berços e fez o manejo das leucenas (uma espécie exótica invasora) que estavam em estágio inicial de desenvolvimento.

A ação ambiental também contou com o apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob), que fez a pintura de uma lombada existente nesse trecho da via. Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) forneceu grama esmeralda, fez reparos na rede de água e irrigará a mudas nas próximas semanas. Por fim, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) forneceu maquinário, como caminhão e retroescavadeira, para preparo da área e providenciou a limpeza do local.

O Clube de Jardinagem é um grupo que se reúne, semanalmente, no Jardim Botânico para aprender e praticar a jardinagem. Os encontros ocorrem sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, e está aberto ao ingresso de novos integrantes.

A participação é voltada ao público com mais de 18 anos, sem necessidade de inscrição prévia. O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo e-mail: [email protected].


Sobre o Pau-Brasil

Também conhecido como Ibirapitanga, Ibirapiranga, Ibirapita, Muirapiranga, Orabutã, Brasileto, Pau-rosado e Pau-de-Pernambuco, o Pau-Brasil é uma árvore que tem o tronco recoberto de espinhos, em tons de cinza ou vermelho, e o centro avermelhado.

A espécie pode atingir até 30 metros de altura, com diâmetro do tronco chegando a 1,5 metro. Sua floração ocorre no fim do mês de setembro até meados de outubro. Já, entre novembro a janeiro, acontece a maturação dos frutos.

O Dia do Pau-Brasil faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA