25 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Unidade do CRAs, em parceira com a APAE Sorocaba, inclui jovens atendidos em projeto que incentiva a escrita livre e a criatividade

2 min read

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), ligado à Secretaria da Cidadania (Secid), decidiu apoiar como parceiro um projeto que teve início na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Sorocaba, cuja proposta é proporcionar oficinas que incentivem a produção de escrita livre de jovens e adolescentes, com ou sem deficiência. A ação foi planejada para acontecer em cinco encontros, levando o processo criativo a experiências imersivas e questionadoras, em busca de uma vivência pessoal rica e que contribua para o desenvolvimento de cada um.

As oficinas envolvem: conhecimento da técnica de Escrita Livre, entendida como uma dinâmica fluida de pensamentos, ideias e sentimentos. Na atividade a criatividade é incentivada por meio de referências de textos e ilustrações, com base na obra da escritora indiana Rupi Kaur. Há também a produção de Fanzines, quando o objetivo é transcrever o poema no fanzine, seja com as palavras utilizadas na linha de pensamento inventada na escrita livre, ou com as diversas possibilidades que a arte visual permite, trazendo ilustrações abstratas ou concisas, demonstrando o sentimento trabalhado no primeiro encontro. Aqui, mais uma vez, o objetivo é estimular a criatividade, fortalecendo o vínculo com o território e a interação intergeracional de pessoas com e sem deficiência.

Nos dois últimos encontros a proposta é, de maneira individual, descobrir uma forma de recitar ou performar o poema, texto, poesia ou ideia de pensamento, seja através das intenções da fala, ou utilizando das movimentações corporais.

A oficina também resultará na apresentação dos fanzines produzidos, assim como a proposta de realização de um evento de lançamento do curta, junto à curadoria dos fanzines em exposição.

As oficinas tiveram início nesta segunda-feira (20) e prosseguem até o dia 17 de junho, sempre às segundas-feiras, no horário da tarde (das 14h às 15h30), sendo realizadas no Espaço de Convivência do CRAS Cajuru, que fica na R. Jorge Elias, 42, no Cajuru do Sul. Mais informações pelo telefone (15) 3233-2928.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA