21 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Prefeitura de Sorocaba entrega matrícula nominal de terrenos aos primeiros contemplados do programa Lotes Sociais – Agência de Notícias

2 min read

Fotos: Ricardo Campolim (Secom/Sorocaba)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), realizou, na manhã deste sábado (25), na Casa do Cidadão Itavuvu, a entrega da matrícula nominal do terreno no Parque Vitória Régia às primeiras 32 famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiadas pelo programa Lotes Sociais.

Instituído pela Lei Municipal nº 12.486/2022, o programa visa encaminhar famílias em situação de vulnerabilidade social para receberem gratuitamente terrenos públicos, com toda a infraestrutura necessária, como água potável, saneamento básico, iluminação, dentre outros serviços, além de auxiliá-las na execução de moradias, inclusive com protótipos de plantas sociais, que vão variar conforme o perfil de cada família, para que elas já tenham uma base de edificação para ser construída.

Com essa iniciativa municipal, será possível acabar com a insegurança jurídica de famílias que residem em áreas não passíveis de regularização fundiária, bem como garantir o direito à habitação aos beneficiários do auxílio-moradia (Lei Municipal nº 11.210/2015), também chamado de aluguel social.

Na ocasião, a Sehab também entregou o Alvará de Licença de Obras, o projeto aprovado, que foi feito de acordo com a necessidade de cada família, por meio da assistência técnica da Sehab, bem como a placa de obras, de acordo com o Código de Obras.

Os lotes disponibilizados para o programa municipal variam de 110 a 125 metros quadrados de área e estão localizados nas ruas Antonio Silva Saladino, Orsélio Pereira e José Martinez Peres, na altura da Rua Francisco Siedler, bem próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vitória Régia, ao campo de futebol e ao Parque “Amedeo Franciulli”.

Além de receber o terreno público, as famílias beneficiadas, que esperam, há anos, por uma alternativa de habitação, receberão o acompanhamento técnico de arquitetos e engenheiros e uma planta social modular, que poderá ser construída em etapas, conforme os recursos de cada família.

A Sehab também quantificará os materiais necessários para a execução da obra. Cada morador terá o prazo de um ano para construir sua moradia, a partir da data de titulação da matrícula, podendo ser prorrogado por mais um ano.

A Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária está localizada na Rua Souza Pereira, 448, no andar térreo, no Centro de Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3212-7287 ou pelo e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA