24 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Agência Minas Gerais | Tabagismo e impactos na Saúde são temas de live do Ipsemg

2 min read

Buscando incentivar aqueles que querem deixar o hábito do cigarro, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) fará, em 28/5, às 14h, exposição sobre o assunto no canal YouTube Ipsemg On-line.  

A ação, chamada Tabaco Zero, será conduzida pela psicóloga Priscila Durães Bicalho e pela enfermeira Silvia Simões, profissionais do Instituto com ampla experiência em promoção da saúde física e mental. 

Na live com duração prevista de uma hora, elas promoverão um bate-papo e interação com o público para orientar e fornecer dicas para se livrar do hábito de fumar.  

Tabagismo 

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde aponta o tabagismo como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool.   

Segundo a publicação, essa dependência é provocada pela presença da nicotina, inserida nos produtos à base de tabaco. 

Ao fumar, a pessoa inala mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer, publicados em 2022, apontam que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. 

Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.    

Participe 

Se você deseja parar de fumar e precisa de ajuda ou orientações para lidar com o hábitoo, acesse o canal Ipsemg On-line no YouTube, faça sua inscrição e aguarde a notificação do início do evento. Ou salve na sua agenda este evento: 

 

Serviço

Data: 28/5/2024 (terça-feira)

Horário: 14h 

Local: on-line no YouTube, canal Ipsemg On-line 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA