13 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Agência Minas Gerais | Vice-governador participa da inauguração do Aeroporto de Ipanema

3 min read

O vice-governador Professor Mateus participou, neste sábado (1/6), no munícipio de Ipanema, no Vale do Rio Doce, da inauguração do Aeroporto Municipal Elber Pereira. A nova estrutura vai proporcionar que aeronaves de pequeno e médio porte cheguem até a cidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e para atendimentos de urgência e emergência da área da saúde.

O aeroporto da cidade possui pista de pouso e decolagem de 1.125 metros de extensão e 30 metros de largura, pavimentada com asfalto, e é homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para receber voos de aeronaves de pequeno e médio porte.

A pista entra em operação após receber um investimento de R$ 3 milhões do Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG).

Para o vice-governador Professor Mateus, os aeroportos do interior tem um papel muito importante no desenvolvimento econômico e no atendimento de saúde.

“Cabe aqui destacar o papel que os nossos aeroportos do interior tem, que é um papel sim de atração de desenvolvimento, mas mais do que isso, de garantia de atendimento rápido à saúde. Um equipamento como esse permite resgate imediato e chegada do atendimento de urgência”, ressalta.

Marco Evangelista / Imprensa MG 

Unidade de Atendimento Integrado

Ainda em Ipanema, no Vale do Rio Doce, o Governo de Minas entregou uma nova Unidade de Atendimento Integrado. A UAI chega com o objetivo de beneficiar mais de 60 mil pessoas com a prestação de diversos serviços públicos.

A unidade foi implantada por meio do programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a prefeitura da cidade.

A UAI Ipanema vai disponibilizar emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e de atestado de antecedentes criminais; serviços da Receita Federal e Estadual, de emprego e renda, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e da Sala Mineira do Empreendedor – parceria entre a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Sebrae Minas, além de serviços de trânsito.

De acordo com o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag, Rodrigo Lara, a UAI aproxima os serviços oferecidos pelo Estado dos mineiros.

“A partir de hoje, com essa inauguração da Uai Ipanema, o Governo de Minas vai ter a possibilidade de aproximar os serviços do cidadão, tanto de Ipanema quanto dos municípios próximos. Isso vai possibilitar um acesso mais fácil à carteira de identidade nacional, serviços de trânsito e, futuramente, a incorporação de novos serviços, como a recuperação e criação da conta gov.br e documentos para o cidadão com transtorno do espectro autista”, explica.

Além de Ipanema, a UAI também vai atender outros cinco municípios e distritos vizinhos: Conceição de Ipanema, Pocrane, Taparuba, Simonésia e Santana do Manhuaçu.

UAI Compartilha

O programa UAI Compartilha, lançado em 2019, já inaugurou outras 13 unidades. Com a de Ipanema, Minas Gerais passa a contar com 46 UAIs no total.

O programa UAI Compartilha, da Seplag-MG, possibilita a expansão da rede de UAIs para mais cidades mineiras por meio de convênios da secretaria com entes municipais, sejam prefeituras ou câmaras.

Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central de atendimento e a contratação de pessoal. À Seplag-MG cabe fornecer treinamentos e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA