21 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Agência Minas Gerais | Oficina apresenta ferramenta Clima na Prática a municípios mineiros

2 min read

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), tem realizado série de oficinas em municípios mineiros para orientar agentes municipais no desenvolvimento de ações e programas para o avanço da construção da agenda climática.

Itabira, na região Central de Minas, recebeu edição da Oficina Regional do Projeto Clima na Prática nesta terça-feira (28/5).

A proposta de implementação do Projeto Clima na Prática no território estadual visa apoiar a elaboração de planos locais de ação climática em parceria com as administrações públicas municipais. 

O objetivo é realizar a oficina em alguns municípios pilotos de Minas Gerais, considerados elegíveis para recebimento do projeto.

 A iniciativa é resultante de parceria firmada entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e I Care & Consult, com apoio da Réseau Action Climat (RAC) e da Agência Francesa de Gestão Ambiental e Energia (Ademe).

A diretora de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Semad, Taiana Coelho Netto, afirma que a ferramenta Clima na Prática proporciona aos municípios a oportunidade de entender a situação da agenda climática local. 

“É possível direcionar sua atuação no enfrentamento das mudanças climáticas, de forma simplificada e focada nos recursos humanos e técnicos do próprio município”, observa.

Realidade local

Secretário de Meio Ambiente de Itabira, Denes Lott observa que o município é cercado de mineração e tem topografia acidentada, mais sucétivel a efeitos das mudanças climáticas. 

“No entanto, temos no território do município cerca de 3 mil hectares de unidades de conservação, que têm que receber um cuidado da administração pública e, ao mesmo tempo, serem ampliadas, pois constituem cobertura vegetal importante na contribuição do clima local. Nesse sentido, a oficina permite uma melhor compreensão dessa questão mundial”, afirma.

Para a consultora francesa Barbara Crepet, facilitadora da oficina, “elas permitem conscientizar os municípios em relação aos impactos das mudanças climáticas e disponibilizar ferramentas para facilitar uma gestão pública mais sustentável”.

Participaram da oficina representantes dos municípios de Itabira e Coronel Fabriciano. As primeiras oficinas foram realizadas no mês de abril, em Montes Claros e Juiz de Fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA