25 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Programação educativa no Centro de Sorocaba marca o Dia Mundial do Meio Ambiente – Agência de Notícias

3 min read

Fotos: Ivan Flores/Saae

As famílias sorocabanas que passaram, na manhã desta quarta-feira (5), pela Praça Coronel Fernando Prestes, localizada no Centro, tiveram a oportunidade de conferir a Feira do Meio Ambiente, que ofereceu uma série de atividades educativas. A programação gratuita, elaborada pela Prefeitura de Sorocaba, teve como objetivo celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Feira do Meio Ambiente contou, ainda, com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Secretaria da Saúde (SES).

Uma das atividades foi a campanha educativa ambiental, com a entrega de 160 mudas de árvores de diferentes espécies, como pitanga, jatobá, jacarandá, aroeira-pimenteira, entre outras. O intuito foi de estimular os moradores a plantarem árvores em calçadas e quintais. A população também teve a oportunidade de conferir a exposição de animais taxidermizados (“empalhados”), com espécies da fauna que existem na região de Sorocaba, além de suas características e curiosidades. A feira de adoção de pets, do programa “D + uma chance, adote uma vida!” também foi levada ao Centro de Sorocaba.

Profissionais da Sema ainda apresentaram aos munícipes a importância das regras de licenciamento ambiental para a natureza e o bem-estar das pessoas, bem como as normas de poda e supressão de árvores, as blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas, que são realizadas de forma permanente na cidade, combate a queimadas e ações de bem-estar animal.

Uma exposição também mostrou ao público as informações sobre as principais atrações, coleções botânicas e as diversas atividades que ocorrem no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Quem passou por lá também pode conferir uma pequena amostra do acervo de frutos e sementes de espécies nativas, tais como jequitibá, jatobá, pau-ferro, sapucaia, entre outras, com o objetivo de apresentar um pouco da diversidade botânica, fundamental para o equilíbrio ecológico das áreas verdes dos municípios.

A equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba estimulou a população a refletir sobre os cuidados com o meio ambiente, principalmente, com relação ao uso consciente da água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta, e a necessidade de sua preservação, assim como de toda a natureza.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) levou o projeto Metareciclagem à Praça Coronel Fernando Prestes. Lá, os profissionais da Sedetur apresentaram a iniciativa municipal aos munícipes e representantes de estabelecimentos comerciais que atuam com equipamentos eletroeletrônicos no Centro, com o propósito de receber esses itens e dar a destinação ambientalmente adequada. Por fim, a SES levou à Feira do Meio Ambiente uma exposição da Divisão de Zoonoses, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, a inciativa faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA