23 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Área pública do bairro Júlio de Mesquita Filho ganhará plantio de 3 mil mudas de árvores – Agência de Notícias

2 min read

 

Neste sábado (8), a partir das 8h30, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realiza o superplantio de 3 mil mudas de árvores em uma área pública na Rua Orsini Diniz Camargo, 165, no Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste da cidade. A ação é aberta a todos.

A programação faz parte da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), com o objetivo de estimular a população sorocabana a refletir sobre a necessidade da preservação de toda a natureza. A iniciativa também faz parte dos trabalhos da Sema, ligados à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetada da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização.

O objetivo da ação ambiental também é contribuir para a preservação da natureza, além de cumprir os Termos de Compromisso e Recuperação Ambiental (TCRAs) das obras que o Saae realizou na cidade nos últimos anos e também contribuir para o Plano de Recuperação (PRAD).

As árvores são responsáveis por regular a temperatura ambiente, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

Participarão do superplantio, representantes do Centro Universitário Facens, Unesp Sorocaba, Grupo Escoteiro Tobias de Aguiar, Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo, Grupo Escoteiro Terra Rasgada, Grupo Escoteiro Monte Serrat, Rotary Club de Sorocaba – Norte e o Interact Club de Sorocaba Manchester.

Em todos os plantios municipais são priorizadas as espécies nativas da região, que constam na “Lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do Estado de São Paulo” (Instituto de Botânica do Governo do Estado de São Paulo), com o intuito de enriquecer a biodiversidade do ecossistema.

Para auxiliar no reflorestamento da área, serão plantadas mudas de espécies como: pitanga, aroeira, sangra d’água, paineira, ipê-branco, gabiroba, mulungu, canafístula, araçá, pau-viola, paineira, dedaleiro, entre outras.

O Município está providenciando toda a estrutura necessária no local do plantio, como abertura dos berços, transporte e a seleção das mudas, até a utilização de tutores e insumos. Além disso, será realizada oficina de plantio com os grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA