24 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Turismo impulsiona empregos nos comércios de pequeno porte na cidade do Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

2 min read

. Uma das áreas mais beneficiadas pelo forte turismo na cidade é a dos pequenos comerciantes – Divulgação

O turismo tem papel importante na economia da cidade do Rio de Janeiro. Os turistas, tanto nacionais quando estrangeiros, que visitam o município para eventos como o Réveillon ou Carnaval, gastam dinheiro em atividades como alojamento, alimentação, aluguel de transporte, agências de viagem, lazer e cultura. Uma das áreas mais beneficiadas pelo forte turismo na cidade é a dos pequenos comerciantes. Quando mais dinheiro eles recebem dos turistas, maior a possibilidade de geração de empregos.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, compilados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), o saldo acumulado de emprego nas atividades relacionadas ao turismo foi de 32,3 mil entre janeiro de 2021 e abril de 2024.

As microempresas (até nove empregados) foram responsáveis por 26,3 mil empregos formais, o equivalente a 81,4% da geração de empregos formais nas atividades relacionadas ao turismo.

No Carnaval, por exemplo, os turistas gastam dinheiro com lazer, em restaurantes, bares, eventos culturais e comprando roupas e lembranças da cidade. Esse movimento da economia beneficia fortemente os pequenos comerciantes.

Com a maior demanda provocada pelos turistas, há maior possibilidade de geração de vagas no mercado de trabalho para atender essas pessoas que vêm de outras cidades, estados ou de fora do país. O turismo aquecido significa crescimento da economia carioca, em que o setor de serviços representa cerca de 85%.

Marcações: desenvolvimento econômico empregos microempresas pequenos comércios turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA