21 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Candidatos fazem a prova do Vestibulinho das Etecs no domingo (9)

3 min read





Exame será aplicado às 13h30 em todo o estado de São Paulo; gabaritos do segundo semestre serão divulgados em 12 de junho



A prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre será aplicada neste domingo (9), às 13h30, em unidades de ensino de todo o estado de São Paulo. Os 74.142 inscritos para o processo seletivo terão até quatro horas para responder às questões do exame. Os gabaritos oficiais serão divulgados na próxima quarta-feira (12), a partir das 15h, pelo site vestibulinhoetec.com.br. Neste Vestibulinho, as Etecs oferecem 41.790 vagas para cursos técnicos, Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

O local em que o candidato fará o exame está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br e na unidade em que se pretende estudar. A confirmação desta informação é de inteira responsabilidade do participante.

LEIA TAMBÉM: Etecs divulgam locais de prova aos candidatos do Vestibulinho

No dia do exame é recomendado que o candidato mantenha a calma, revise as instruções e chegue com uma hora de antecedência ao local, para evitar imprevistos. Outras orientações importantes:

  • Lembre-se de conferir o local do exame no site, no menu Área do Candidato;
  • Os portões da escola serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30 pontualmente. Após esse horário, não será permitida a entrada de nenhum candidato;
  • Depois do início da prova, às 13h30, é preciso permanecer na sala até, no mínimo, às 15h30. Após esse horário será possível deixar o local e levar o caderno de questões;
  • Para fazer o exame é necessário levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua;
  • É indispensável a apresentação de um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados;
  • Somente serão aceitos documentos digitais apresentados nos aplicativos oficiais dos respectivos emissores.

Os candidatos inscritos fazem a prova de acordo com a modalidade do curso escolhido. Conheça os detalhes para cada uma das opções:

Cursos técnicos

O exame para cursos técnicos é composto por 50 questões-teste, contendo cinco alternativas (A, B, C, D, E) das quais apenas uma resposta é a correta. O conhecimento analisado é baseado em competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Cada questão vale um ponto.

Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados. Ou seja, se foram adquiridos valores e atitudes para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho, aplicando ações de intervenção solidária na realidade.

Vagas remanescentes do segundo módulo

Para concorrer ao cadastro de reserva para vagas remanescentes do segundo módulo, o candidato fará uma prova com 30 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto.

Especialização Técnica

A prova para cursos de Especialização Técnica será composta de 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato. A exceção é para o curso de Gestão de Projetos – online, que terá 15 questões de múltipla escolha relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 15 relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. Cada questão vale um ponto.

Vale ressaltar que o não cumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassifica o candidato. O detalhamento do processo seletivo está disponível para consulta no Manual do Candidato e na Portaria.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA