25 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Agência Minas Gerais | Meio Ambiente debate avanço das ações de drenagem e manejo de águas pluviais em Minas

2 min read

Gestores municipais, pesquisadores, estudantes e profissionais da área se reuniram, na quinta-feira (6/6), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, para o workshop “Drenagem e Manejo das Águas Pluviais: Planejamento, interfaces e perspectivas”. A atividade é promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2024.

Cerca de 150 pessoas participaram do workshop, que tem como objetivo debater a importância de se planejar ações em drenagem e manejo das águas pluviais e as interfaces desse componente do saneamento com outras áreas como, por exemplo, o planejamento urbano e a saúde.

Na abertura do evento, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou que o tema drenagem é prioritário para o Governo de Minas. ”Vamos discutir temas chave como o Plano de Segurança Hídrica, os pacotes regulatórios para apoio às cidades na melhor organização do uso e ocupação do solo, que tem um impacto direto nas enchentes urbanas”, disse.

O evento

Com presença expressiva de representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, o workshop contou com seis palestras. A coordenadora de Proteção e Defesa Civil do município de Itabira, Nilma Macieira, falou a atuação da defesa civil para entender o que se pode esperar em relação aos recursos hídricos e ao meio ambiente. “Trabalhamos com a gestão de risco e de desastres naturais, principalmente envolvendo água, o que é nossa fonte de preocupação”, destacou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA