16 de julho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Agência Minas Gerais | Estado inaugura UAI Compartilha em Joaquim Felício, na região Central

3 min read

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), inaugurou, nesta terça-feira (11/6), mais uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI). A UAI está localizada no município de Joaquim Felício, na região Central mineira, e irá garantir que mais de 62 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos. A unidade foi implantada por meio do programa UAI Compartilha, da Seplag-MG, em parceria com o município.

O objetivo é facilitar a vida do cidadão, reunindo em um mesmo local diversos serviços, como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), de atestado de antecedentes criminais, da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e recuperação de acesso à conta gov.br.

Além de Joaquim Felício, a unidade irá beneficiar outras cinco cidades na região:  Augusto de Lima, Buenópolis, Francisco Dumont, Lassance e Várzea da Palma. A expectativa é que sejam realizados aproximadamente 135 mil atendimentos por ano. O município, com 3,9 mil habitantes, é o menor em população do estado, até o momento, a contar com uma Unidade de Atendimento Integrado.

Cidadania

“As UAIs são um instrumento de cidadania que garante acessibilidade e eficiência na prestação de serviços públicos. É por meio delas que as pessoas têm acesso a serviços tão importantes em um único local. Essa é uma preocupação do Governo de Minas, levar aos municípios tudo que o Estado tem a oferecer”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.

O morador de Joaquim Felício, Paulo Henrique, comemorou o benefício para a população. “Essa unidade de atendimento é uma conquista para o nosso município. A UAI mais próxima ficava em Engenheiro Navarro, a 74 quilômetros, e essa distância dificultava para quem precisava de um serviço mais ágil e acessível”, ressaltou.

A parceria com o Governo de Minas para facilitar a vida dos moradores foi celebrada também pelo prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe Ferreira de Oliveira. “Hoje, não precisamos mais ir a Buenópolis, Engenheiro Navarro, Corinto, Curvelo ou a Bocaiúva, porque agora temos uma UAI em nosso município. A Carteira de Identidade foi criada há 41 anos. Hoje conquistamos esse benefício, que eu tenho certeza que mudará a vida de muitas pessoas nessa cidade”.

UAIs

Com a inauguração da unidade, Minas Gerais passa a contar com 47 UAIs. O programa UAI Compartilha, lançado em 2019, já inaugurou 14 unidades. São elas: Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios, Campo Florido, Engenheiro Navarro, Araxá, Cássia, Aeroporto de Confins, Ouro Verde de Minas, Felício dos Santos, Sarzedo, Conceição das Alagoas e Ipanema, no dia 1/6.

A Seplag-MG possui convênios com outros 38 municípios para a implantação do programa, além de 19 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA