Programação do Zoológico de Sorocaba para o segundo semestre leva Educação Ambiental a todos os públicos – Agência de Notícias
4 min readUm dos principais cartões-postais de Sorocaba, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” oferece uma série de atividades de Educação Ambiental durante o ano todo. Para o segundo semestre, de agosto a novembro de 2024, estão programadas visitas monitoradas, “Zoo vai à Escola”, “Universidade no Zoo”, visita ao Museu de Zoologia, “Dia do Bicho”, além de uma ação especial para celebrar o aniversário do parque.
Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros”, além do lazer proporcionado ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
A visita monitorada “Conhecendo o Zoo” acontecerá às quintas-feiras, das 9h às 11h30, mediada pela equipe de Educação Ambiental. Será possível conhecer um pouco mais sobre características e curiosidades de diferentes animais. O roteiro tradicional tem como foco os animais que vivem em Sorocaba e região, porém é possível ajustá-lo de acordo com a necessidade do grupo, bem como incluir no roteiro a visita ao Museu de Zoologia ou aos bastidores do Zoológico, mediante disponibilidade da equipe. Grupos escolares e de instituições interessados já podem fazer o agendamento pelo e-mail: [email protected]. A atividade é voltada às crianças a partir de 6 anos.
No “Zoo vai à Escola”, que ocorrerá às sextas-feiras, das 9h às 11h30, a equipe de Educação Ambiental levará a alunos, de 3 a 5 anos, de escolas e Centros de Educação Infantil da cidade, diferentes materiais, dentre eles peças biológicas, animais conservados em álcool e animais taxidemizados (“empalhados”), além de outros materiais educativos lúdicos. O tema tradicional da atividade são os animais que vivem em Sorocaba e região, porém é possível modificar o foco de acordo com a necessidade pedagógica da unidade, mediante disponibilidade da equipe. Para participar é necessário agendamento pelo e-mail: [email protected].
Outra atividade programada é o “Universidade no Zoo”, que serão encontros quinzenais, às terças-feiras, das 9h às 11h, mediados pela equipe de Educação Ambiental. Os universitários se reunirão no Zoológico com o intuito de aprender, discutir e trocar experiências sobre temas relacionados à conservação da natureza, com ênfase nas espécies da fauna, e sobre o importante papel que instituições, como zoológicos e aquários, desempenham nesse processo. Para participar, é necessária inscrição prévia pelo e-mail: [email protected]. A programação é voltada a universitários em geral, a partir de 17 anos.
Já na Visita ao Museu de Zoologia, o público conhecerá um rico acervo, composto por cerca de mil peças, como os famosos animais taxidermizados, além de crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas, ovos, bicos, entre outros. Para participar não há necessidade de inscrição, bastando estar presente no dia, horário e local. A programação ocorrerá nas seguintes datas: 24 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro e 9 de novembro, das 9h às 12h30. Crianças e adolescentes com menos de 15 anos devem estar acompanhados de responsáveis.
Os visitantes do Zoológico de Sorocaba também poderão participar do “Dia do Bicho”, quando é celebrado uma data comemorativa de um determinado animal ou grupo de animais, com exposições, bate-papo, jogos e brincadeiras. O intuito é chamar atenção das pessoas para a necessidade de conservação da natureza. Para participar, não é necessária inscrição prévia, bastando ir ao zoológico na data e horário.
Entre as datas programadas para o segundo semestre estão: Dia do Mico, no dia 3 de agosto, das 9h30 às 12h30; Dia do Papagaio e Dia do Muriqui, no dia 10 de agosto, das 9h30 às 12h30; Dia dos Ajudantes da Floresta (comemoração conjunta do Dia dos Morcegos, Dia das Abelhas e Dia das Aves), no dia 28 de setembro, das 9h30 às 12h30; Dia do Lobo-Guará, dia 12 de outubro, das 10h às 15h; Dia dos Répteis, dia 26 de outubro, das 9h30 às 12h30; Dia do Tamanduá, dia 23 de novembro, das 9h30 às 12h30; e Dia da Onça, no dia 30 de novembro, das 9h30 às 12h30.
Por fim, a celebração do aniversário de 56 anos do “Quinzinho de Barros” ocorrerá no dia 20 de outubro, das 10h às 15h, com homenagem a diferentes espécies de animais, entrega de bolos e “presentes” especiais. Estes “bolos” e “presentes”, chamados “enriquecimento ambiental”, são alimentos e objetos preparados de forma especial pela equipe do Zoológico, com o intuito de proporcionar um pouco de “diversão” aos bichos. Os visitantes que forem ao zoo nesta data acompanharão de perto a entrega e cantarão parabéns para o parque.
Mais informações sobre as atividades educativas podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]. O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.
Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos, e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.