10 de dezembro de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Agência Minas Gerais | Atletas mineiros começam a disputar provas de Halterofilismo nas Paralimpíadas de Paris

Agora é a hora e a vez do levantamento de peso com os atletas mineiros nos jogos Paralímpicos de Paris. As disputas começam nesta quarta-feira e seguem até domingo (de 4 a 8/9). 

Caroline Fernandes Alves, Lara Aparecida Ferreira, Mateus de Assis e Tayana de Souza Medeiros estão prontos para mostrar a força de Minas ao mundo.

Caroline, Lara e Tayana competem com o incentivo do Bolsa Atleta, programa do Governo de Minas desenvolvido pela Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e dedicam tudo a esse momento.

As três atletas moram e treinam em Uberlândia, treinam no Praia Clube e completam a delegação de 23 paratletas mineiros do Time Brasil.

Crescimento

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressalta a força do esporte como ponto alto de transformações sociais, possibilitando  aos jovens desenvolvimento em várias áreas. “Minas incentiva o esporte paralímpico por meio de diversos programas”, resume Alê Portela.

A secretária comemora as medalhas conquistadas até aqui em Paris e destaca o resultado positivo para o crescimento do esporte paralímpico em Minas e no Brasil, inclusive por meio dos projetos e investimentos para apoio e incentivo de atletas e técnicos realizados pelo Governo de Minas.

Mateus de Assis ; CPB/Divulgação

Políticas de apoio ao paradesporto

Além do Bolsa atleta e Bolsa técnico, que apoiam direta e prioritariamente o atleta em modalidade olímpicas e paralímpicas de alto rendimento no estado, o Governo de Minas incentiva o esporte inclusivo por meio de outros programas.

Também executado pela Subsecretaria de Esportes, o Programa Núcleo de Fomento ao Paradesportorto tem o objetivo de ampliar a participação das pessoas com deficiência nas políticas públicas esportivas, contribuindo no processo de inclusão e autonomia do público-alvo, e no surgimento de talentos paradesportivos.

Jogos inclusivos

O JimiP – Jogos do Interior de Minas Paradesporto – é destinado à paratletas da toda a sociedade civil, não apenas em idades escolares. 

Ele ocorre anualmente e, este ano, após duas temporadas realizadas na Universidade Federal de Juiz de Fora, está marcado para Uberlândia, o berço do paradesporto em Minas Gerias, com 32 municípios participantes e 612 atletas inscritos em quatro modalidades: Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas 3×3, Bocha e Natação.

O Jemg Paradesporto é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar democrática. Ele contribui na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos e selecionar os representantes do estado para as Paralimpíadas Escolares Nacional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA