12 de junho de 2025

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Guardas da Ronda Maria da Penha prendem mais um homem que descumpriu medida protetiva – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Guardas da Ronda Maria da Penha prenderam mais um homem, nesta quinta-feira (17/10), após flagrante de descumprimento de medida protetiva na Tijuca, na Zona Norte. Os guardas foram acionados pela vítima, que já é assistida pela Guarda Municipal. Ela relatou que o homem invadiu sua casa e provocou alguns danos. Quando os guardas chegaram ao local, o homem ainda estava lá. Ele foi detido e conduzido para a 19º DP (Tijuca), onde a ocorrência foi registrada por ameaça, dano e violação de domicílio.

No início do mês, no dia 7, outra prisão semelhante aconteceu no Rio Comprido. A vítima, também assistida pela Ronda Maria da Penha, acionou as equipes na madrugada, porque o suspeito estava em sua residência ameaçando matá-la. Ainda de acordo com a vítima, o suspeito já havia agredido ela anteriormente, no mês de setembro, quando a esfaqueou no braço. O homem foi detido e conduzido para a 19ª DP (Tijuca), onde o caso foi registrado.

No ano de 2024, a Ronda Maria da Penha registrou 37 prisões, sendo a maioria por descumprimento de medida protetiva. E desde o início das atividades da Ronda Maria da Penha foram registradas mais de 90 prisões pelos guardas municipais, sendo a maioria delas também por descumprimento de medida protetiva expedida pela Justiça. Esse é o principal foco da fiscalização das equipes da Ronda Maria da Penha.

Assim que recebem o acionamento pela Justiça, as equipes da GM-Rio passam a acompanhar as mulheres que já sofreram a violência, realizando visitas periódicas a elas, e podem ser acionados em situações emergenciais. O objetivo é impedir a revitimização das mulheres acompanhadas.

Em 2024, a Ronda Maria da Penha já contou com 4.650 assistidas. Foram realizados de 2021 até setembro mais de 50 mil ações de acolhimento.

Marcações: Guarda Municipal medida protetiva prisão Ronda Maria da Penha Violência contra a mulher