4 de dezembro de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Segunda edição do Concurso Jovem Cidadão Carioca premia alunos das escolas municipais com smartphones – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Os alunos autores dos melhores trabalhos foram premiados com smartphones, medalhas e diplomas. Crédito: João Matheus

A Prefeitura do Rio, por meio da Procuradoria do Município do Rio e da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta segunda-feira (4/11), no Palácio da Cidade, em Botafogo, a premiação da 2ª edição do Concurso Jovem Cidadão Carioca, desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Com o tema “Educação de Direitos como instrumento de cidadania”, o concurso foi inspirado pela proposta da Política Municipal de Inclusão Digital. Foram recebidas 82 redações e 33 alunos autores dos melhores trabalhos redigidos em sala de aula foram premiados com smartphones, medalhas e diplomas.

– É sempre uma alegria realizar esse projeto voltado para os jovens das escolas municipais. A cidadania, tão importante para assegurar direitos, pode ser percebida nos textos que também nos brindaram com a boa escrita desses jovens autores e cidadãos em formação – afirmou Daniel Bucar, procurador-geral do município, destacando que este é “o dia mais feliz da Procuradoria”.

As redações foram corrigidas e selecionadas por uma comissão específica formada por representantes dos dois órgãos. Dentre os critérios observados para a seleção dos 33 textos estiveram a criatividade, a originalidade e o vocabulário, entre outros.

Secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha destacou a parceria especial entre a Secretaria de Educação e a Procuradoria do Município:

– O que a gente quer passar é uma perspectiva de futuro muito melhor para esses alunos. Mostrar que podem ser procuradores do município, professores, médicos… podem ser o que eles quiserem. Mas, para isso, precisam correr atrás. O nosso papel é garantir as oportunidades. O papel deles é se dedicar. É muito bom poder ter uma parceria institucional entre dois órgãos muito importantes em prol da nossa juventude, da nossa criançada.

No ano passado, na 1ª edição do concurso, o tema foi “458 anos da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro: em que cidade eu quero viver?”.

Estudante do 9º ano da Escola Municipal Mário Paulo de Brito, em Irajá, Agatha Paula, 15 anos, estava radiante com a premiação: – Eu não sabia escrever redação direito, mas, com esse concurso, comecei a treinar em casa. Tive dificuldade no início, mas depois consegui escrever.

Ao seu lado, Isabela Silva, de 15 anos, da Escola Municipal Amazonas, em Campo Grande, também não disfarçava a alegria com o resultado: – Nem imaginava que iria ganhar. A professora me convenceu a participar e, quando soube que tinha ganhado, pulei de emoção – contou.

Categoria:

  • 4 de novembro de 2024
  • Marcações: alunos da rede municipal Cidadania direitos escola Procuradoria Geral do Município redação Rede Muncipal de Ensino Secretaria Municipal de Educação (SME)