24 de março de 2025

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Projeto “PTS na Escola” inicia etapa 2025 atendendo alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba – Agência de Notícias



13 de março de 2025

13:52

Por: Marcelo Andrade, Rose Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e da Secretaria de Educação (Sedu), deu início às ações educativas do “PTS na Escola” edição 2025. Por meio do projeto, que tem parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), um ônibus adaptado vai até as escolas municipais, permanecendo oito dias em cada unidade, para levar aulas e oficinas de robótica, ciência e tecnologia aos estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais.

Em 2022, na primeira etapa, o projeto atendeu um total de 180 alunos da rede. Em 2023 e 2024, outras 300 crianças, a cada ano, foram beneficiadas pelo programa, que neste agora, em 2025, deverá atender outros 200 alunos, de diferentes escolas da rede municipal.

Nesta nova etapa, a primeira escola beneficiada com o projeto é a E.M. “Jaci Dourado Matielli”, localizada no Jardim Montreal, na Zona Oeste. Ali, 60 estudantes, com idades entre oito e 10 anos, organizados em duas turmas, começaram a receber, nesta terça-feira (11), as aulas na sala maker da unidade escolar, com atividades que envolvem questões de lógica, ciência e robótica.

Para a presidência do Parque Tecnológico de Sorocaba, o programa “PTS na Escola” realiza um importante papel no âmbito educacional. “Sempre destaco que esse projeto, que visa contribuir para a formação dos estudantes, dando a eles a oportunidade de conhecer robótica, programação, lógica, eletrônica, entre outras ciências, para que possam vivenciar as profissões do futuro, é um dos nossos mais importantes pilares e motivo de muita alegria para todos nós”, afirma o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara. “Esta ação possibilita às crianças a vivência de inovações tecnológicas existentes aqui, no PTS. É uma grande satisfação ver os estudantes entusiasmados por aprender”, ele completa.

Eu acredito muito nesse programa e só temos que agradecer por fazermos parte dele, pois tem tudo a ver com essa nova geração. No ano passado, também participamos desse programa. Nós dispomos de uma sala maker, onde são transmitidos os ensinamentos e conceitos que vêm complementar aquilo que já é ensinado aqui. Ou seja, ele agrega em muito no processo de aprendizado dos alunos e estamos muito felizes com o resultado”, afirma a diretora da escola, Karina Rodrigo Zago das Neves.

Nossos estudantes estão, cada vez mais, conectados e ligados ao mundo digital. Abordar o conhecimento tecnológico junto às disciplinas regulares é fundamental para o crescimento intelectual e educacional das nossas crianças”, completa o gestor da Secretaria de Educação, Fernando Augusto de Souza.