25 de junho de 2024

IPATINGA FC

Site não oficial do Tigre quadricolor de Minas, notícias do futebol mineiro

Prefeitura de Sorocaba alerta sobre tentativa de golpe envolvendo cobrança de taxa de fiscalização – Agência de Notícias

2 min read



11 de junho de 2024

18:36

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

A Prefeitura de Sorocaba alerta os contribuintes para tentativas de golpe utilizando o nome da Administração Municipal para cobrança da chamada Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE). O Poder Público recebeu reclamações sobre situações desse tipo e a orientação é que, em um primeiro momento, não seja pago nenhum valor.

De antemão, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa que a Prefeitura não adota a iniciativa de entrar em contato direto com os cidadãos ou empresas, por telefone, WhatsApp, carta ou e-mail. Caso seja vítima ou tenha conhecimento deste golpe, a recomendação é também registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Nas falsas mensagens, que contam com logotipo da Prefeitura de Sorocaba e QR Code para quitação do débito, o golpista informa que não foi localizado o pagamento da TFE/2024 da empresa, no valor de R$ 243,17, e que a inscrição municipal será bloqueada e a emissão da nota fiscal suspensa, com possibilidade também de outras sanções, caso não seja regularizada a situação.

A Sefaz explica que em Sorocaba não existe TFE, mas Taxa de Fiscalização, Instalação e Funcionamento (TFIF), cujo carnê de cobrança é enviado até o mês de abril, para pagamento do tributo em oito parcelas. É importante ficar atento também ao endereço eletrônico do destinatário da mensagem, pois aquelas falsas geralmente estão vinculadas a e-mail de terceiros e não do Poder Público.

Em caso de dúvida, a dica é utilizar os canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba, a fim de tirar dúvidas. O principal deles é o site da Sefaz (https://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/) ou diretamente pelo Sistema de Atendimento ao Contribuinte (Siac), pelo link https://issdigital.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/, para registrar solicitações. E tem o Portal do Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT), onde o contribuinte pode verificar os débitos de TFIF que estão em aberto. Basta acessar: http://portalsiat.sorocaba.sp.gov.br/dsf_sod_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=EXTRATO, inserir a inscrição municipal da empresa e clicar em pesquisar. Outra opção é ir a uma das Casas do Cidadão Zeladoria, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÃO PERCA